quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

EBIF – Estudo Bíblico Infantojuvenil de Férias



PREPARANDO GUERREIROS PARA O SENHOR
Por Lú Miranda

Há muitas tentações neste mundo e tais, pode corromper o ser humano diante de Deus.


Base bíblica: Daniel 1

Antes de tudo:
Antecipadamente, preparar dois pratos, um com cenouras em tiras e outro com batatas fritas ou presunto/linguiças em cubos. Antes do estudo, perguntar para as crianças qual elas prefere, com certeza não escolherão os legumes. A partir daí, explicar para elas que o estudo tem tudo haver com isso.

Atualidade:

Quem já viu treinamento no exercito?
Cópia da Internet
Pois é, quando os jovens completam 18 anos são obrigados a se apresentar ao exército, alguns são escolhidos para serem treinados como soldados por um ano. Durante este tempo, são ensinando tudo sobre táticas de guerras, segurança, resgate, etc.
Neste treinamento, todos têm que seguir as regras ditadas pelos comandantes/tenentes, caso contrario, serão afastados e considerados desertores, sendo impossível a retirada da Reservista, documento importante para os homens. Quando se conclui o treinamento, os jovens estão aptos para combates, a favor do País - em nosso caso o Brasil - caso necessite.

  Semelhante a este caso, veremos a historia a seguir, porem com destinos diferentes.


Na Bíblia:
A bíblia nos conta que certa vez, um rei chamado Nabucodonosor, solicitou aos seus empregados para que trouxessem (Mesmo que forçadamente), para ao palácio real na Babilônia,  jovens de vários lugares. Estes jovens não poderia ter nenhuma deficiência, deveria ser de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutores em ciência, e entendidos no conhecimento e que tivessem habilidade para trabalharem no palácio do rei
Dentre os jovens escolhidos, estava Azarias, Daniel,  Hananias e Misael, criados na Judeia, tementes a Deus e com ensinamentos diferentes da Babilônia. Aspenaz, o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes(mostrar tabela dos nomes), a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego
        O rei determinou que todos os jovens aprendessem sobre a cultura e língua dos caldeus (Os caldeus são um dos povos da Antiguidade que conquistaram e habitaram a região sul da Mesopotâmia conhecida como Caldeia - atual Iraque, Síria e Turquia), e que também comessem dos mesmos alimentos da realeza por 3 anos, depois apresentasse a ele(rei).
cópia da internet
Daniel e os outros três jovens observaram que estes alimentos não eram puros, muitos não convinham para eles, judeus (tem determinados alimentos que os judeus não comem), os fariam desobedecer a seus ensinamentos a Deus. Por isso, pediu a seu chefe que lhes trouxessem alimentos naturais (água, frutas e legumes). O chefe retrucou, alegou que eles ficariam desnutridos e que o rei viria a lhe castigar por isso. Daniel pediu que fizesse um teste por dez dias, se eles ficassem desnutridos como falara,  poderiam voltar a comer os alimentos do rei. Assim aconteceu.
Internet
Eles fizeram o teste e passaram, não ficaram desnutridos, ao contraio, ficaram mais fortes e com isso sobressaíram dentre os demais por sua desenvoltura. Deus se agradou mais ainda da obediência destes jovens, por isso, lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria e a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
No final dos três anos, todos os jovens foram apresentados ao rei, e estes quatros jovens (Azarias, Daniel,  Hananias e Misael), foram os que sobressaíram em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os acharam dez vezes mais doutores do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino. por isso, a eles foram dados cargos de confiança.

Conclusão:

Estão vendo no que leva a obediência?

Temos que procurar seguir o que determina a bíblia, pois isso nos faz bem e torna-nos mais forte em tudo, obedecendo, Deus nos concederá  graça para irmos muito além. Por traz da historia destes jovens da Bíblia vemos satanás, fazendo com que eles mudassem a sua cultura, participando de tudo que era contraio aos olhos de Deus. Se eles comessem de todas as iguarias do rei, poderiam mudar seus comportamentos, tornando-os diferentes aos olhos do Senhor. Quando nos unimos a pessoas com educação diferente, temos que nos observar, pois eles muitas vezes não conhecem os estatutos de Deus, e podem querer influenciar-nos. Muitos jovens tem dificuldade de socializar-se e as bebidas torna isso mais fácil, mas traz consequências enormes (mostrar imagem das causas do excesso de bebida).
Os jovens não quiseram comer dos manjares do rei porque tinha alimentos, principalmente carnes contrario a sua cultura, isso não quer dizer que não podemos comer carne, mas o seguinte:
Quando somos criados em uma educação correta, sabemos o que e certo e errado, mas quando estamos diante de pessoas que não seguem este conceito, tudo é mais difícil, somos tachados de diferentes e caretas  e muitos deles, nos incentiva a mudar. Em grupos, tudo é mais fácil, pois a animação contagia, levando os corretos a experimentar o que não deve, afinal não querem fazer feio diante dos amigos, ou daquela pessoa que deseja impressionar.
 
Cuidados jovens!
Vigiai e orai!


Observem o que a bíblia e os seus pais ensinam, não é caretice recusar alimentos/bebidas e amizades que destoa o universo de Deus. Seguindo corretamente o que Deus determina, sobressairão em tudo, serão fortalecidos e separados para serem guerreiros do Senhor e futuros cidadão dos céus.

Amem?

DICAS
Antes do estudo, fazer um momento de louvor. Separar antecipadamente louvores, principalmente os que as crianças e adolescentes costuma ouvir. Se possível, colocar no retroprojetor com legenda.


VISUAIS PARA COMPLEMENTAÇÃO DO TEXTO
Poderão ser exibidos em cartazes ou retroprojetores


Além das imagens do texto poderão exibir:

Internet

Manjares, como se fosse hoje

Lú Miranda
 
Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário