Aula nº 04
A amizade de Davi e Jônatas
I Samuel 18
Objetivo do tema: O valor da amizade, mostrar para as crianças como é bom termos um amigo fiel e verdadeiro.
Resumo da historia:
Davi e Jônata eram muito amigos, eles chegaram até a fazer uma aliança em nome dessa amizade. Jônatas deu para Davi a sua capa como também sua armadura de guerra, cinto, espada capacete e arco.
Saul o rei que também era pai de Jônatas, não gostava de Davi, portanto planejava mata-lo. Davi contou a Jônatas a intenção do pai dele, mas, ele disse a Davi que seu pai nada tinha lhe dito sobre isso, talvez por saber da amizade de ambos. Davi planejou fugir para o campo, e planejara informar ao rei Saul o contrario que Davi tinha ido visitar a família.
Durante o jantar no palácio, Davi não apareceu e isso se repetiu pelo segundo dia, estranhando o fato, o rei Saul perguntou a Jônata o motivo da ausência de Davi. Quando ficou sabendo da historia, o rei ficou enraivecido informando a todos naquele momento que tinha a intenção de matar a Davi. Quando indagado por seu filho Jônatas o motivo de Davi merecer a morte, Saul irou-se mais ainda e atirou-lhe uma lança, Jônatas recuou e a lança fincou-se na parede do palácio. Todos ficaram espantados ao ver o rei fazer aquilo, e acreditaram que realmente Saul estava decidido matar a Davi.
No dia seguinte, Jônatas despistou-se do seu empregado e foi avisar a Davi no campo, contou-lhe o ocorrido da noite anterior e tristes choraram muito. Davi falou para Jônatas que iria partir para outro lugar despediram-se, e Jônatas disse: Vai-te em paz, que o Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, para sempre.
Aplicação: Esta historia, nos mostrou que Davi e Jônatas tinham uma grande lealdade um com o outro, mesmo sabendo que seu pai Saul era o inimigo de Davi, Jônatas não recuou, acreditou na inocência dele e o ajudou a fugir.
Nós temos que ficarmos atento para as amizades, pois tem aquela amizade que é por puro interesse, somente quando ela precisa de algo que finge ser amigo(a). Isso é errado, Deus não se agrada da falsidade, temos que sempre amar o próximo não importando sua posição social ou fisica. Amigo, tem que ser para todo momento na tristeza e na alegria.
Atividade para fixação: Contar um episódio que tenha ocorrido com um amigo (a);
Desenhar em um porta retrato de cartolina a foto do seu (a) melhor amigo (a) citar suas qualidades;
Imagens do texto retiradas dos sites:
Primeira imagem: http://www.historiasbiblicas.advir.com
Segunda imagem: http://predmilson-perguntas.blogspot.comAtividade do porta retrato: http://www.ebdonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário