domingo, 29 de junho de 2014

EBIM - Ensino Bíblico Infantil Mensal

AMOR AO PRÓXIMO

"Amarás ao teu próximo como ama a você mesmo".
Marcos 12:31

ROTEIRO

  •  Se possível, fazer a abertura com um texto e a dinâmica com o seguinte tema: “Pais, reflexo para os filhos.
  • Louvores com dinâmicas (se possível no tema);
  • Dinâmica do espelho;
  • Desafio do abraço;
  • Entrando no tema;
  • História do João coração
  • Conjugando o verbo amar;
  • Louvor sobre o tema;
  • Finalização;
  • Lanches;

DINÂMICA - 
PAIS, REFLEXO PARA OS FILHOS: 

Um adulto e uma criança (se possível uma mãe com o filho (a).

Tudo que o adulto fizer, a criança reproduzirá:

  • A mãe, senta –se e começa a assistir novela (a criança também);
  •  A mãe senta –se e começa a ler (a criança também);
  • A mãe senta –se e começa a assistir novela (a criança também);
  • A mãe grita com algo ou alguma coisa (a criança também);
  • A mãe abraça a criança (a criança vai e abraça uma amiguinha);
Esta dinâmica é espontânea, poderá ser agregado outros fatores da vida cotidiana. A mensagem passada é para que os pais reflitam sobre o que está sendo passado para os filhos no dia a dia. Não adianta falarmos para eles o que é certo se praticarmos o errado na frente deles, as crianças reproduzem o que visualiza nos pais.


DINÂMICA DO ESPELHO:

Colocar um espelho na caixa, ou em um local escondido  das crianças. Mostrar a uma por vez e lhes perguntar se elas amam a pessoa que está refletida no espelho, que na verdade será o reflexo delas.

DESENVOLVIMENTO SOBRE A DINÂMICA:

Fazer um comentário sobre o fato de amarmos a nós mesmo e que da mesma forma, deveremos amar ao próximo. Perguntar quem está ao lado delas e explicar sobre o próximo.

DESAFIO DO ABRAÇO;

Antes da história, faça a o desafio. Desafie as crianças a darem um abração no próximo. Faça um suspense, se quiser escreva em dois envelopes (nos dois conterá a palavra abraço) e peçam para escolher um.

ENTRANDO NO TEMA

Dá como exemplo a história bíblica da árvore plantada junto ao ribeiro.Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3.
 Explicar o significado da árvore da vida (ver desenho abaixo), por que Jesus nos comparou a arvore e que para sermos verdadeiros cristãos temos que obedecer os mandamentos (mostrar os mandamentos dos visuais). Se seguirmos com retidão esses mandamentos de Cristos, conservaremos o dom do perdão e a simplicidade do amor. Desta forma, amaremos a qualquer pessoa sem olhar a cor, forma física, entre outros

ÁRVORE DA VIDA

Fazer uma arvore (exemplo abaixo), nas raízes  escrever a palavra amor, os frutos da arvore serão pequenos corações com os nomes dos frutos do amor. No momento da explicação do significado da arvore da vida, pedir para as crianças irem colando.


Explicação:

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3.

Jesus nos comparou a uma arvore, especialmente a uma arvore junto ao ribeiro (rio), as raízes profundas conseguirão absorver as aguas, portanto não passará sede. Seu caule e galhos crescerão fortes, prontos para enfrentar todas as situações climáticas e seus frutos virão no tempo certo.

Assim somo nos, se educarmos as crianças nos padrões certos (ver o cartaz dos dez mandamentos) regados no amor. Eles crescerão fortes e saberão produzir os frutos os seguintes frutos:


FRUTOS DOS AMOR - QUEM AMA CONSEGUE TER COM FACILIDADE:


1.   Bondade: é a qualidade correspondente a ser bom, ou seja, a qualidade de manifestar satisfatoriamente alguma perfeição, que se pode aplicar a pessoas, coisas e situações.

2.   Mansidão: Brandura de Gênio, calma.

3.   Paciência: É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.

4.   Domínio Próprio: É o mesmo que autocontrole ou o governo dos próprios desejos; a habilidade de evitar excessos e viver dentro de limites saudáveis.

5.   Benignidade: Qualidade de quem é benigno: agir com benignidade. Qualidade do que é propício, favorável.

6.   Alegria: Contentamento, satisfação, demonstrado através de sorrisos.

7.   Fidelidade: Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança, observância rigorosa da verdade, exatidão.

8.   Paz: é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação.

(Não sei quem fez este texto, copiei da internet, quem souber o autor pode mandar uma mensagem que darei os créditos).

Escrever estes nomes em pequenos corações e pedir para as crças colar na arvore da vida (fazer um caule de papel pardo e deixar colado na parede da igreja, para ser colado os corações depois). 


HISTÓRIA DE JOÃO CORAÇÃO



Antes da história, faça o desafio. Desafie as crianças a darem um abração no próximo. Faça um suspense, se quiser escreva em dois envelopes e peçam para escolher um.



JOÃO CORAÇÃO

 Lú Miranda



Faca corações em cartolina (ver modelo abaixo), com as expressões citadas na história, estão em letras maiúsculas



João, era um menino muito FELIZ, a sua família era unida, o seus pais sempre faziam questão de lembrar, que devíamos ter amor ao próximo. Mas, João cresceu e foi para a escola, e lá percebeu que as coisas eram bem diferentes da que seus pais falaram.

Lá, ele via muitas crianças agressivas, brigando por qualquer motivo e isso o deixou ASSUSTADO. Chegando em casa, ele logo foi contando para os seus pais o que havia se passado na escola. Eles lhe disseram, que infelizmente estas coisas ocorreriam, pois tinha muitas pessoas com o coração doente precisando de ajuda. Mas, não podemos mudar o nosso comportamento por causa destas pessoas, tínhamos que seguir adiante fazendo o que Deus mandou: “AMANDO AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMO” mesmo que este próximo fosse diferente de nós.

João ficou CONFUSO, tentando entender o que seus pais haviam dito.


João continuou a crescer, e a seu redor também ocorria mudanças, uma delas, foi a morte da sua mãe. João ficou muito TRISTE, DESESPERADO, pois a sua mãe era uma pessoa muito boa, e na sua cabeça, as pessoas bondosas não deveriam morrer. O tempo passou e João guardou estes sentimentos não resolvido no seu coração.

Quando já estava jovem, João teve outra decepção, pois a sua namoradinha o havia deixado para ficar com o seu melhor amigo, e todos da faculdade começaram a zombar dele por isso, João ficou IRRITADÍSSIMO, até sentiu vontade de bater nesse seu amigo, mas daí aquela famosa frase que seus pais sempre lhe diziam chegou fracamente – mas com efeito - em seus ouvidos: “AMARÁS A TEU PROXIMO COM AMAS A VOCÊ MESMO”! Isso foi o suficiente para fazê-lo desistir de agredir o seu amigo, afinal não iria resolver nada mesmo, a sua - namoradinha continuaria com o seu amigo. Portanto, João guardou mais um sentimento no coração.

Como no seu coração já havia outros sentimentos, João sentiu-se sufocado pelo peso que carregava no peito. Ele mudou o seu comportamento, e já não sentia vontade de sorrir ou fazer amigos. Tudo para ele era descolorido e sem graça, até desejou a MORTE. Mas, algo aconteceu:

Andando cabisbaixo em uma rua, ele ouviu alguém cantando em uma casa o seguinte louvor:



É preciso ceder para ganhar
É preciso lutar pra ser feliz
É preciso pedir e dar perdão
Porque, assim, se vence a dor
Porque, assim, se vence tudo
Porque, assim, se faz mais forte o coração


João sentiu que neste louvor, havia uma mensagem para ele. O louvor falava para ele deixar tudo o que o magoou para trás, senão ele não conseguiria vencer a DOR e ganhar a PAZ. Ele tinha que tirar todos aqueles sentimentos ruins que guardou no coração, pois eles estavam sufocando o amor que estava lá. E se ele não tiver o amor no seu coração não poderia amar outras pessoas.

E assim ele fez com fé, ele entregou seu coração machucado para JESUS curar, e depois, com um coração sarado ele voltou a sorrir e amar o próximo.


E aí, vocês amam?

Vamos conjugar o verbo amar?


Ele está no Presente do Indicativo


Eu amo! Eu me amo!

Tu amas? (Perguntando para o coleguinha do lado),

Ele ama! (Olhando para o céu)

Nós amamos (o grupo/colega à volta);

Vós amais? (Os demais da igreja/recinto);

Eles amam (confirmar com um sorriso);



Finalizar cantando o louvor da história (entregar mines corações colados em um palito de churrasco para as crianças balançarem durante o louvor).

No final da reunião, dar pirulitos em formatos coração para as crianças

LOUVOR PARA FINALIZAR:

O Perdão - Ludmila Ferber 
 
 

VISUAIS PARA O ESTUDO:




Estes são alguns exemplos de expressões para serem usada na historia de JOÃO CORAÇÃO.
 
 
https://www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário