sábado, 9 de agosto de 2014

ESTUDO PARA AS CRIANÇAS E PAIS



Memorial da fé

HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS


Esta historia é um resumo, mas há lições que contam de uma maneira mais abrangente esta historia (buscar na internet), o contexto histórico é o sentido de MEMORIAL, para as crianças e para os pais principalmente. A historia deve ser contada com visuais bem ampliados para as crianças entenderem e a conclusão deverá ser feita para os pais e os demais participantes.

A bíblia nos conta sobre um homem chamado Josué, (o homem das muralhas de Jericó) ele foi escolhido por Deus para ser líder de Israel como o substituto de Moisés (o homem que abriu o mar vermelho). Josué sempre demonstrou ser um homem de fé, visão, coragem, lealdade, obediência, oração e dedicação a Deus. Ele também era conhecido como OSÉIAS, que quer dizer salvação (Nm 13.8,16) que foi mudado por Moisés para Josué (sig. o Senhor é salvação). A primeira vez que seu nome aparece na Bíblia, foi numa peleja entre os israelitas e os Amalequitas, em Refidim. Após a morte de Moisés, Josué seguiu com os planos de Deus de levar o povo de Israel até a terra prometida (Jerusalém). Durante a caminhada surge o rio Jordão, e então como fazer para atravessá-lo?

O cruzamento do rio Jordão pelo povo de Israel foi um dos acontecimentos mais representativos na tomada da terra prometida.

Quarenta anos antes eles haviam cruzado o mar Vermelho para sair do Egito, sob a direção de Moisés, que representa a lei. Agora eles atravessavam o rio Jordão, comandados por Josué, que representa Cristo. Era um passo decisivo, pois uma vez do outro lado estavam pisando a terra prometida, e teriam que enfrentar os seus moradores, em batalha com seus exércitos. Não podiam voltar para trás, pois ali ficava o deserto.

A multidão estava tensa, pois adiante tinha um rio que os impedia de chegar a esperada cidade. Josué então gritou para o povo: " Irmãos, santifiquem-vos, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós. O Senhor já havia falado para Josué como ele deveria agir com a multidão.

                   google imagens
No dia seguinte - Josué ordenou que os sacerdotes levassem a Arca Aliança (A arca era o símbolo da presença e do poder de Deus) até a beira do rio Jordão e que o restante da multidão mantivesse certa distancia da Arca. Depois, Deus ordenou a Josué que escolhesse um homem de cada tribo e aguardasse o milagre.

google imagens
Quando os sacerdotes que transportava a arca tocaram as águas do rio Jordão (que naquela época enchia abundantemente), elas recuaram fazendo um muro, depois, eles pararam no meio do rio e todo o povo de Israel atravessaram a seco. Logo após, Josué pediu aos doze homens que havia separado anteriormente para retirar cada um uma pedra de dentro do rio e a levasse consigo até ao alojamento que fariam a seguir dizendo-lhes: - Para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?  Então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do SENHOR; Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel.

google imagens
Antes dos sacerdotes saírem do rio, levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que, pousaram os pés os sacerdotes que levavam a arca da Aliança, cada pedra sendo levantada do fundo do rio por um representante de uma tribo.
Com as pedras levada pelos Sacerdotes para o alojamento foram erguido outro memorial na cidade de Gilgal, o local em que os israelitas haviam se alojado para passar a noite depois de atravessar o rio:

Ao finalizar a historia pedir para as crianças fazer uma atividade enquanto o professor(ajudante), faz a conclusão - que é muito importante - para os pais.

CONCLUSÃO PARA OS PAIS

 LIÇÕES DO MEMORIAL DE PEDRAS (Js 4.1-24)
Por Elienai Cabral
1. Dois memoriais (Js 4.3-9). Seguindo a orientação divina, Josué ordenou que dois memoriais fossem erguidos com as pedras retiradas do Jordão: um "no alojamento" (v.3), e outro "no meio do Jordão" (v.9). A ordem do Senhor era a seguinte: doze homens, um de cada tribo, deveriam recolher doze pedras do Jordão, e com elas edificarem um memorial ao Senhor no acampamento. Essas pedras deveriam ser levadas para Gilgal (Js 4.21-23), lugar onde Israel habitara por algum tempo. Para o segundo memorial, Josué levantou também doze pedras no meio do Jordão, exatamente no lugar do assento dos pés dos sacerdotes que levavam a Arca do Concerto (v.9). Esses monumentos serviriam de sinal do poder de Deus entre eles. Toda vez que os israelitas os contemplassem, lembrar-se-iam da extraordinária obra operada pelo Senhor.
2. O propósito dos memoriais (Js 4.21). Aqueles monumentos tinham o propósito de lembrar às gerações futuras os feitos milagrosos do Senhor no Jordão: "Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? fareis saber a vossos filhos dizendo: Israel passou em seco este Jordão". Deus sempre lembrou a Israel seus grandes livramentos (Êx 12.14; 13.9; 17.14; Dt 6.12). O esquecimento é comum ao ser humano. Facilmente esquecemo-nos das bênçãos que Deus bondosamente nos concede. Israel jamais poderia esquecer-se dos feitos sobrenaturais de Deus operados em seu favor. Sempre que aquele povo contemplasse aqueles memoriais de pedra, se lembraria dos poderosos atos do Senhor, libertando-os do Egito e fazendo-os passar a pés enxutos pelo Mar Vermelho e rio Jordão.
Com esta história aprendemos a lição do nosso dever de relatar às gerações futuras nossas valiosas experiências com Deus. Tudo que o Senhor tem feito em nossas vidas deve ser partilhado com os novos crentes. Devemos erigir nossos "monumentos espirituais". Se não ensinarmos hoje a Palavra de Deus aos nossos jovens, amanhã assistiremos à degeneração da sociedade (vv.21-23). Precisamos conhecer bem e corretamente as doutrinas da Bíblia e ensiná-las por toda parte, a partir das crianças.

MEUS PENSAMENTOS:

Por Lú Miranda
O que estamos deixando como memorial para os nossos filhos? 
O que deixaremos como herança da fé para que os nossos filhos deem o prosseguimento da palavra de Deus? Estamos agindo corretamente nos ensinos dados a eles? Saberão posteriormente seguir sozinhos? Será que eles têm o respaldo necessário para a sua educação cristã?
Muitas igrejas não tem um preparo especifico para o aprendizado das crianças, sendo elas obrigadas a participar das reuniões dos adultos. Este é um grande erro, as crianças não têm a paciência nem o discernimento dos pais, portanto elas logo ficam entediadas e inquietas levando os pais a ficarem nervosos e muitas vezes punido-as. Não podemos obrigar os nossos filhos a permanecer estáticos nos cultos dos adultos, já que não há uma sala reservada para eles, temos que achar uma forma de distraí-los enquanto ouvimos a palavra. Usar de autoritarismo, jamais, isto confunde os pequenos podendo até gerar bloqueios e, até  a evasão da igreja.
Temos que nos policiar quanto a isso, é preciso fazer com que os nossos filhos vá à igreja com vontade e não como uma obrigação. Preparar um ambiente propício para elas também é necessário, pois várias delas não entendem a bíblia como ela está descrita, temos que interpretá-las figuradamente para que entendam.
Investir nos pequeninos é necessário, como já dizia o saudoso Comenius, devemos aproveitar a tenra idade, enquanto tudo está em ascensão. É mais fácil para inserir os ensinamentos, pois quando crescem há uma explosão de testosterona e progesterona, que atrapalha muito no momento da educação.

VISUAIS:
  • Memorial das doze pedras feitas com caixas cobertas com papel pedra;
  • Imagem ampliada da Arca da Aliança; 
  • Imagem ampliada do rio Jordão;
Dentro das caixas utilizadas como memorial, poderá colocar faixas escritas com exemplo de ações que poderemos deixar como herança para nossos filhos, netos, etc. Exemplos:

  • Gratidão a Deus;
  • Respeito ao próximo;
  • Valorização da Família;
  • Obediência a Deus;
  •  Honestidade 
ATIVIDADES 
Pintura


google imagens













Imagens copiadas do google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário