quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sansão, o Nazireu.




Objetivo da historia:
Mostrar para todos que, se temos uma promessa de Deus em nossa vida, ou se fizermos um voto para Deus, temos que seguir conforme ele manda, não devemos ser desobediente nem intransigente.
Não podemos ceder diante da cilada do inimigo, Sansão contou seu segredo a Dalila por amá-la, não percebeu que ela estava sendo infiel a ele. Preferiu desobedecer a Deus a contrariar a sua mulher, não pediu orientação a Deus.

Resumo da história:

Juizes 13 a 16


A Bíblia nos conta que antigamente, havia um homem de uma tribo de Israel que tinha por nome Manoá. Esse homem era casado com uma mulher que não podia gerar filhos.

Certo dia apareceu a esta mulher um anjo, e ele lhe disse o seguinte:

- Eu sei que você não tem filhos, nunca conseguiu gerar um, mas eu te digo agora, que você terá um filho. Portanto, a partir de agora não poderás beber vinhos ou comer coisas sujas.

 - Quando o teu filho nascer, não poderás cortar-lhe o cabelo, ele será um narizeu (filho da promessa), também não poderá aproximar-se de cadáveres, mesmo que este seja de seus familiares.

A mulher um pouco espantada, entrou em sua casa e contou o ocorrido ao seu marido Manoá.

- Mas quem era esse homem mulher?

- Eu não sei, ele não disse o seu nome nem de onde vinha, mas tinha uma aparência de um homem de Deus, semelhante um anjo. ele me disse que a criança que gerarei será narizeu ao nascer até o dia de sua morte.

 Manoá ficou inquieto e foi orar ao Senhor dizendo:
- Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem, que tu enviaste a minha mulher, venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.

 Deus ouviu a voz de Manoá, e mandou o anjo de Deus outra vez ao encontro da mulher, dessa vez ela estava no campo. Ela correu e foi chamar o seu marido, dizendo-lhe: - Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia voltou.

Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, até o homem, e perguntou-lhe: - És tu aquele homem que falou a minha mulher que ela teria um filho?

E respondeu o homem: - Eu sou.

O anjo confirmou tudo para Manoá o que tinha falado a sua mulher.

A mulher de Manoá teve o filho e lhe pos o nome de Sansão, que foi abençoado pelo Senhor.

Sansão foi crescendo e também lhe crescia os seus cabelos, já que suas mães não os cortavam devido a promessa ao Senhor.

Ele se tornou um homem forte, certa vez ele passeava no campo e avistou uma linda moça da tribo dos filisteus chamada Dalila pela qual seu coração se apaixonou, correu e contou para seus pais. Seus pais não se agradaram, pois a moça era da tribo de seus inimigos, mas tudo isso já era plano de Deus para que o Sansão entrasse no meio dos filisteus.

Um dia, enquanto Sansão andava pelo campo, apareceu um grande leão na sua frente pronto para atacá-lo. Mas Deus deu-lhe tanta força que ele fez o leão em bocadinhos sem usar nada nas mãos para isso!


Passou alguns dias, e Sansão passando pelo local onde tinha matado o leão, percebeu que em cima do leão tinha criado um exame de abelhas e estava cheio de mel. Ele pegou o mel e levou aos seus pais sem nada dizer-lhes de onde veio.
Sansão casou-se com Dalila, mesmo sendo ela da tribo dos filisteus seus inimigos. A Dalila sem que

o Sansão soubesse, contava para o seu povo tudo o que Sansão fazia ela era uma espiã. Certa vez ela contou para os filisteus um dos segredos de Sansão e os exercito dos filisteus armaram-lhe uma cilada. Sansão ficou com raiva e incendiou paus e amarrou-os nas caudas de 300 raposas. Depois, soltou as raposas nos campos dos inimigos de Israel e assim queimou-lhes todas as árvores de fruto e os cereais.

Os homens quando viram aquilo, foram na casa do Sansão e enquanto ele dormia, amarraram suas mãos e o levaram preso. Mas como Sansão era forte, ele arrebentou as cordas e arrancou o portão de ferro do lugar onde ele estava preso, e saiu pela cidade com ele nas costas para que todos vissem o que lê fez.

Dalila seguia tentando a todo custo descobrir o segredo das forças do Sansão, implorava para ele lhe dizer.

- Ah, Sansão, conta para mim como você se tornou tão forte, porque os guardas não conseguem te prender, de onde vem essa tua força?

De tanto ela tentar, Sansão acabou cedendo e contou-lhe o segredo das suas forças. Ele falou para a Dalila que a sua força estava nos cabelos por isso que ele deixava-os crescerem, pois se os cortasse, ele perderia as forças.

Dalila correu e contou para os guardas filisteus, e no meio da noite enquanto
Sansão dormia, cortaram - lhe os cabelos e amarraram-lhe as mãos. Sansão acordou assustado e tentou quebrar as cordas, mas não conseguiu, pois ele já não tinha mais forças, seus cabelos já não existiam mais.

Levou ele preso, furaram seus olhos e o amarraram a umas colunas no centro de um salão onde se encontravam varias pessoas curiosas para ver o Sansão preso. Os guardas o acoitavam e gritavam para ele dizendo:

- Cadê Sansão a tua força, ah, ah, ah! – Vamos, usa ela agora para sair daí.

A platéia ria dos esforços de Sansão para se soltar das cordas que o amarravam as colunas.

O tempo passou e Sansão viu que seus cabelos voltaram a crescer, ele então orou ao Senhor dizendo:

- Senhor, meus cabelos começaram a crescer novamente, sei que errei não seguindo corretamente como Tu me mandaste, fui desobediente por isso estou aqui, mas Senhor, por favor, me perdoa e me ajuda só mais esta 
vez. Permita que minhas forças voltem para eu mostrar a esse povo 
que o Deus que sirvo é único e zela pelos seus.

O Senhor ouviu a oração de Sansão, e suas forças voltaram, quando ele foi levado mais uma vez ao salão onde o público estava, ele apoiou as mãos nas colunas em que estava amarrado, e falou:

- Que eu morra, e os filisteus também.

Ele empurrou as colunas que segurava o templo onde estava toda a platéia, e o templo caiu. As pessoas que estavam lá dento, morreram todas.


Atividades:
Você poderá contar a historia para as crianças fazendo um pequeno cimeninha. Ou seja, imprima as figuras em um tamanho proporcional a uma folha de sulfite, e cole uma na outra seguindo a ordem da história. Depois cole um pedaço de cabo de vassora ou um cano na ponta da primera imagem e o outro na imagem final, pegue uma caixa de papelaõ, a caixa tem que ser um pouco maior que a folha da imagem, faça dois buraco um de cada lado da caixa em cima e embaixo. Ponha um canudo em cima e o outro embaixo, você vai enrolar as imagens no canudo de cima ou no de baixo conforme for contando a historia.Veja estas imagens abaixo retirada do arquivo pesoal.



Arquivo: Lú Miranda
Arquivo: Lú Miranda












  Arquivo: Lú Miranda








História : Lú Miranda
Link das imagens: The Whole Story
Vídeo inserido: http://youtu.be/TuJ-HUVIwv0
http://www.jesusnosama.com.br -Este site tem  uns desenhos biblicos muito legais para as crianças colorir.

Um comentário:

  1. A primeira mulher Filistéia que Sansão casou, não foi Dalila, esta primeira mulher morreu queimada com seu pai, em vingança dos filisteus. Dalila foi a ultima mulher que ele se relacionou, também teve caso com prostitutas filistéia.

    ResponderExcluir