segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

EBF - ESTUDO BÍBLICO DE FÉRIAS



Derrubando Golias
Base Bíblica:1 Samuel 17:32-52

A Bíblia nos conta a história de um jovem chamado Davi, filho de Jessé, menor dos sete irmãos homens. Ele ainda era um adolescente com 14 a 17 anos quando foi escolhido por Deus para ser ungindo a Rei pelo profeta Samuel. Só, que antes de assumir o trono no lugar de Saul, Davi passou por muitas provas, e uma delas, foi quando derrotou Golias.

Era Davi quem cuidava das ovelhas da família, ele era um astuto e corajoso pastor, defendiam-nas dos animais como leões, lobos e ursos que vinham tentar comê-las.

Os israelitas, moradores de Israel, tribo da qual Davi pertencia, estavam em guerra com os filisteus, seus vizinhos, e os irmãos maiores de Davi seguia o rei nesta luta. Certa vez, o pai de Davi, Jessé, mandou-o levar alimento aos seus irmãos no campo de guerra. Chegando lá, os soldados já se enfileiravam para a batalha, sobre os berros de chamamento para luta. Deixando os alimentos com o guarda das bagagens, Davi correu até seus iramos para saber como estavam, neste momento, ouvia-se o berro do soldado inimigo Golias, que praguejava contra o povo filisteu e ordenava ao Rei Saul que mandassem um dos seus soldados para lutar com ele, fez isso cada manhã e cada tardinha, por 40 dias. 
Mas, todos os israelitas estavam com medo de lutar com Golias, porque ele era muito grande. Tinha uns 3 metros de altura, e tinha outro soldado para carregar-lhe o escudo.

Ouvindo os berros de Golias, Davi enfurecido começou a indagar sobre o tal gigante:

_ Quem é este incircunciso que ousa ofender o exército de Deus?

Os guardas responderam:

_Ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o matar. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai.

Eliabe, irmão velho de Davi, não gostou de vê-lo por ali, e irritado repreende-o dizendo:

_por que desceste aqui Davi? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua arrogância e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja.

Respondeu Davi:

_ Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta

Ele então se virou para outro guarda e continuou a perguntar sobre o soldado o gigante e manifestava seu interesse em ir lutar com ele.

As palavras de Davi chegaram aos ouvidos de Saul, que o mandou chamar.

Davi disse a Saul:

_Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; eu, teu servo lutará com ele.

Respondeu Saul:

_Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um gigante de quase três metros, que luta desde jovem.
Davi, entretanto, disse a Saul:

_Eu tomo conta das ovelhas de meu pai, quando aparece um leão ou um urso

e leva uma ovelha do rebanho,
eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.
Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu arrogante será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.
O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse soldado filisteu".

Diante disso Saul disse a Davi:  _Vá, e que o Senhor esteja com você.

Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. 

Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul:  

_Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado.

 Assim tirou tudo aquilo,
e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu. Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele.
E disse a Davi: _Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau?

 E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses,
e disse:

 _Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!
E Davi disse ao filisteu:

_Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos.
Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo.
https://azayas48.files.wordpress.com/2012/08/david-y-goliat.jpg

Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão.
Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.
Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.
Então os homens de Israel e de Judá deram o grito de guerra e perseguiram os filisteus até a entrada de Gate, e até as portas de Ecrom. Cadáveres de filisteus ficaram espalhados ao longo da estrada de Saaraim até Gate e Ecrom.


Contextualizando:

Bom, esta história aconteceu há muito tempo atrás, antes de Jesus nascer. Naquela época havia muita guerra, muitos homens de Deus eram desafiados a lutar. Mas hoje, a guerra que temos é diferente, tem algumas guerra, em que soldados lutam em defesa do pais em que moram, mas a guerra principal que temos que lutar diretamente, é a guerra com Satanás. Ele não descansa um momento, usa de tudo para nos vencer, fica a todo instante tentando derrubar nossa fé em Cristo.  Se estamos longe de Jesus, é bem capaz dele nos derrubar. Por isso, temos que diretamente acompanhar a palavra de Deus, louvar, orar e fazer as coisas certas, se desobedecermos, ficaremos fracos e seremos abatidos facilmente por Satanás.

Quais são as principais ciladas colocadas pelo inimigo?
Desobediência aos nossos pais;



Fazer uso de drogas proibidas;
Roubar;
Matar;
Mentir;
Falar palavras vulgares;
Zombar da palavra de Deus;
etc.

Este último paragrafo é um exemplo, poderá ser dito espontaneamente, caso queiram, acrescentar os mandamentos bíblicos como exemplos a serem seguidos. Usar visuais para melhor apresentação.

As imagens a cima, foram copiadas da internet;

Nenhum comentário:

Postar um comentário